quinta-feira, 27 de abril de 2017

Importância da Consulta de Enfermagem na Saúde da Família

AOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
- Esclarecimento sobre consultas de enfermagem na Atenção Primária e Secundária (Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde e Policlínicas).
O atendimento por enfermeiro tem sido uma das mais importantes práticas para a expansão e melhoria do cuidado à saúde em muitos países em diferentes níveis de desenvolvimento, incluindo o Brasil.
A consulta de enfermagem é uma prática essencial e legítima da assistência à saúde.
Baseado em conhecimentos adquiridos durante o ensino superior de enfermagem, o enfermeiro tem participação fundamental na assistência a diversas condições, incluindo o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, pré-natal, assistência a pessoas com tuberculose, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), doenças crônicas como diabetes e hipertensão, dentre muitas outras atividades.
Em todos esses campos, a consulta de enfermagem tem papel primordial no cuidado às pessoas, pois permite que o enfermeiro aplique seu conhecimento, único e complementar ao de profissionais como médicos, dentistas e outros, para promover a atenção integral à população.
O enfermeiro, enquanto membro de uma equipe de saúde, está apto a atender e cuidar das pessoas, desenvolvendo atividades essenciais à assistência das condições exemplificadas acima. Pode fazer puericultura, coletar exame preventivo, realizar consultas de pré-natal, atender casos de tuberculose, hanseníase, DSTs, hipertensão e diabetes, dentre outros, além de avaliar e realizar classificação de risco de qualquer pessoa que procure a unidade de saúde, auxiliando na coordenação da assistência à população, em trabalho integrado ao do médico e demais profissionais.
Cada profissional tem seu papel e sua contribuição a dar.
Portanto, ao saber que vai ser atendido por um enfermeiro, entenda que este é um profissional qualificado, habilitado a prestar vários serviços, que sua consulta é necessária e benéfica, e não apenas uma substituição de um atendimento médico que não foi possível. O ideal é que médico, enfermeiro e demais profissionais da saúde estejam envolvidos no cuidado às pessoas, pois o trabalho em equipe multidisciplinar é o há de melhor quando se trata de atenção à saúde.
Boa semana para todos.
Abraços
Leonardo Graever
Médico de Família e Comunidade
Coordenador Geral da AP 3.1 – SMS - Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Cordovil, 1242 - Parada de Lucas

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3352-3666 / 3104-7590

Tecnologia do Blogger.